Mantenedores

Artigo escrito em 2014 por: ENG. LEONARDO COZAC – sócio diretor da Conforlab – www.conforlab.com.br  

A preocupação da sociedade brasileira com a qualidade do ar de interiores aumentou com a morte do Ministro das Comunicações Sérgio Mota no ano de 1998 decorrente de complicações causadas por uma infecção pulmonar muito provavelmente de uma bactéria proveniente do sistema da ar-condicionado.

Desde então Normas, Resoluções e Portarias foram formuladas com o intuito de organizar as práticas para o bom funcionamento e manutenção dos sistemas em estabelecimentos comerciais.

As principais conquistas nestes 14 anos foram a Resolução 09 da ANVISA de 16 de janeiro de 2003, a Portaria 3253 do Ministério da Saúde de 28 de agosto de 1998 e a NBR 16.401 da Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT) que atualmente está em revisão no Comitê Brasileiro número 55.

As principais orientações destes 3 documentos sugerem o seguinte:

O ar condicionado, antigamente considerado um artigo de luxo, hoje passou a ser uma necessidade. Este fenômeno vem proporcionando um aumento considerável na procura  por este tipo de equipamento.

O organismo humano deve, por necessidade de vida, gastar no ambiente no qual vive uma certa quantidade de energia calorífica.

Página 1 de 3

Social

Topo