Os engenheiros podem identificar esses sinais facilmente, mas as falhas acarretadas no compressor podem ser confundidas com as geradas por retorno de líquido, uma vez que os componentes danificados ficam muito parecidos na inspeção.
Em casos mais extremos, a mistura de óleo e líquido refrigerante pode escorrer para dentro dos cilindros pelas válvulas de sucção. Essa mistura não pode ser totalmente comprimida e acaba levando, em muitos casos, à quebra das válvulas de sucção, com consequente quebra das coroas do pistão e danos às gaxetas e válvulas de descarga. Nesses casos extremos, o problema geralmente é atribuído ao golpe de líquido.
Danos às válvulas de descarga
devido a golpe de líquido. A mistura
de óleo e líquido não pode ser totalmente
comprimida e resulta em quebra das
válvulas de descarga e até mesmo dos
pistões.
Causas mais frequentes para a partida inundada
1. Sobrecarga do sistema;
2. Temperatura do cárter mais baixa que a do evaporador;
3. Longos períodos de parada do compressor;
4. Compressor instalado em ambiente muito frio e exposto a vento;
5. Aquecedor do cárter com defeito ou com potência insuficiente para atingir a temperatura necessária para o óleo;
6. Falta de recolhimento ou pump down;
7. Válvula solenoide com vazamento.
Como evitar o problema
1. Utilize um sistema de recolhimento ou pump down;
2. Use um aquecedor de cárter tipo cinta e também uma manta térmica;
3. Instale o compressor em uma área mais quente.
Estragos mais comuns às peças do compressor
1. Mancais sem lubrificação;
2. Desgaste nas superfícies dos mancais;
3. Bielas travadas e quebradas;
4. Travamento nos mancais principais;
5. Compressor completamente danificado;
6. Mancais mais próximos do ponto de lubrificação em bom estado. Mancais mais distantes danificados;
7. Resíduos das bielas fundidos e aderidos ao virabrequim devido à falta de lubrificação nos mancais.