Mantenedores

Saiba como acertar a mão nas cargas de fluido refrigerante

Por mais experiente que seja o profissional, estar atento às recomendações do fabricante é indispensável

 

As variedades de gás são tão diversificadas que, no dia a dia, até mesmo os refrigeristas mais experientes têm dúvidas sobre a quantidade a ser utilizada. Ainda mais porque cada fluído possui uma pressão específica e pode ser aplicada em diversos sistemas.

 

Responsável pelo processo de trocas térmicas, o fluido refrigerante pode permanecer inalterado dentro dos aparelhos, mas é muito comum, em razão das variações de temperatura internas ou externas, haver variações. Ou seja, é um equívoco colocar utilizar o mesmo padrão de pressão em todas as recargas.

 

Com relação ao volume, o ideal é o velho e bom “nem mais, nem menos”. Em condições normais, o excesso de carga de fluído refrigerante pode afetar o consumo de energia e degradar o desempenho do sistema, especialmente os de pequeno porte. A quantidade deve ser precisa, afinal, a expansão do gás pode trazer sobrecarga do aparelho e, consequentemente, acidentes.

 

Mas como proceder então? Zelo e cuidado nunca são demais, portanto, some à sua experiência as recomendações técnicas fornecidas pelo fabricante, antes do procedimento, observe sempre a etiqueta do produto que especifica o quanto de gás deve ser utilizado em gramas ou quilogramas.

 

Quer saber mais sobre a adoção de parâmetros que garantem a precisão e qualidade do trabalho? Acesse o Blog do Seu Paschoal, um espaço repleto de conteúdos criados pela Frigelar para facilitar a sua rotina.

 

Além disso, outra grande responsabilidade que temos em nossa profissão é o cuidado com a preservação ambiental. Cabe aqui, então, lembrar o papel importante da divisão de meio ambiente da Frigelar , que oferece ao refrigerista treinamento e consultoria para gestão de sistemas de refrigeração e climatização. Lá você tem todo o suporte e logística para atendimento às normas ISO 14000 e legislação CONAMA 267, orientação inclusive sobre documentação exigida no cumprimento das exigências fiscais.

Entre para postar comentários

Social

Topo