Mantenedores

ABRAVA inaugura Centro de Treinamento para Refrigeração

Estimular a competitividade com qualidade profissional é uma das missões da ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, e um dos caminhos para o sucesso é a qualificação de mão de obra e a atualização dos conhecimentos técnicos. Foi diante deste contexto que aconteceu no dia 10 de março, a inauguração do novo espaço CTA - Centro de Cursos e Treinamento da ABRAVA Refrigeração, um ambiente dedicado à formação e qualificação de profissionais do segmento AVAC-R.

O presidente do Conselho Administrativo da ABRAVA Pedro Evangelinos e o Presidente Executivo Arnaldo Basile participaram da cerimônia de inauguração do CTA junto a diretores da associação, representantes de empresas patrocinadora e convidados, entre eles, o Prof. Eduardo Macedo da Escola Senai Rodrigues Alves.

O CTA  Refrigeração é um espaço para treinamento e desenvolvimento prático dedicado à área de refrigeração.  A sala de treinamento foi projetada com equipamentos doados por diversas empresas do setor AVAC-R,  e montada sob supervisão dos professores do curso de Refrigeração Comercial da ABRAVA, Anthony Lins e João Gonçalves.

A realização do CTA Refrigeração se concretizou por meio de doações das empresas:  Air Shield, Alfa Soluções Térmicas, Armacell, Bandeirantes Refrigeração,  Bitzer, Carel, Dalai Equipamentos, Danfoss do Brasil , Deltafrio Indústria de Refrigeração, EBM PAPST, Emerson , Frigelar, Full Gauge, Gatti Química, GB Mak, Guentner, Harris Brastak, Mastercool Brasil, Mexichem, Midea Carrier, Mipal, Quimital, RAC Brasil , Sanhua, São Rafael, Serraff, sicflux, Texto do Brasil e Trane.

O CTA Refrigeração

O laboratório de refrigeração comercial conta com 03 sistemas funcionais, são eles:

  • Uma câmara fria com montagem idêntica as instaladas em campo, assemelhando-se muito com a maioria das instalações, constituída por uma unidade condensadora Danfoss, uma unidade evaporadora Mipal, válvula de expansão eletrônica RAC, isopaineis e porta São Rafael, e com temperatura de trabalho de -25°C
  • Uma unidade compacta 100% didática, onde todos os componentes ficam no mesmo ambiente, separando a unidade evaporadora com uma caixa de policarbonato transparente, com visores de líquido em todos os trechos da unidade e entre componentes para gerar a percepção da condição do fluído dentro do sistema e após cada processo. Conta também, com uma unidade condensadora Bitzer com compressor semi-hermético, uma unidade evaporadora da Mipal, controladores e válvula de expansão eletrônica Full Gauge e possibilidade de seleção para válvula de expansão termostática, com temperatura de trabalho de -5°C.
  • Unidade didática doada pela Emerson, também com opcional de seleção de válvula de expansão eletrônica ou termostática, onde será montada a primeira unidade com degelo a gás quente.

Além das unidades montadas, o laboratório conta com todos os componentes de linha comumente utilizados, além de alguns modelos de forçadores diferenciados. Destaque para um evaporador de expositor e um de centro com dupla deflexão ambos Serraff,  um grande forçador de alto perfil da Guentner, além de, compressores scroll e alternativo, hermético e semi-hermético, gerando para o aluno a segurança de que terá uma estrutura apta para inicialização ou mudança de patamar no mercado de refrigeração comercial.

O momento da inauguração do CTA Refrigeração pode ser conferido no Youtube oficial da ABRAVA no link a seguir https://www.youtube.com/abravaoficial

Sobre o CTA

Um dos compromissos da ABRAVA é oferecer ao mercado de AVAC-R formas de atualização e desenvolvimento técnico continuado para os setores representados. O CTA realizou mais de 30 cursos profissionalizantes em 2021, e obteve mais de 1000 alunos inscritos e certificados pela ABRAVA.

Em constante evolução, e de maneira inovadora o CTA tem buscado novas formas  de atualização profissional,  por meio de novos cursos, novos docentes, novas formas de aprendizado como o EAD, curso in company, espaços para aulas práticas como o CTA de Ar Condicionado, e agora o CTA para Refrigeração

Na agenda de 2022 , a 4ª turma – Curso de Refrigeração Comercial – 2022 que será iniciada em abril,  que conta com 05 módulos, totalizando 150 horas nos quais serão abordados desde os fundamentos da refrigeração, passando por sistemas básicos e sistemas mais complexos, bem como cálculos para selecionamento de equipamentos/acessórios. Para mais cursos ABRAVA acesse https://abrava.com.br/compromissos/categoria/cursos/

Para informações a respeito das atividades do CTA contatar Samira Oliveira, por meio do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

Entre para postar comentários

Social

Topo