Mantenedores

O Condensador

O condensador é um trocador destinado a resfriar o gás comprimido até sua temperatura de condensação. O resfriamento acontece mediante a transferência de calor ao ar ou a água; ou seja, ele é um facilitador da troca térmica entre dois fluídos.

Existem dois tipos de condensadores, o resfriado a ar e a água.

Resfriado a ar - E constituído por um percurso tubular envolvido pelo ar ambiente. Somente nos refrigeradores domésticos a circulação do ar é natural. Nas outras aplicações se recorre a arranjo de aletas muito cerradas, investidas por uma corrente de ar movida por ventiladores, muitas vezes providas de cones transportadores.

Resfriamento a água (feixe de tubos) - Baseado no principio na troca de gás refrigerante e a água corrente no lugar do ar, é vantajoso pois a água tem normalmente uma temperatura inferior àquela do ar ambiente e é mais silencioso. Este tipo de condensador normalmente necessita disponibilidade de água eventualmente recirculada em torres de resfriamento.

Resfriado a água tipo tubos concêntricos - É um tipo de condensador de água simplificado, fazendo percorrer o primeiro fluído ao tubo interno e ao segundo fluido o espaço livre entre o tubo maior e o tubo menor. Os fluídos correm em sentido contrario, por isso a denominação de contracorrente. 

O que acontece no condensador - O gás que tem elevado valore de pressão e temperatura, passando pelo condensador, se resfria e se liquefaz, transferindo calor sensível e calor latente de condensação.

Existem três formas de transformação no condensador:

1) O refrigerante sai do compressor sob forma vapor superaquecido,se subresfria na linha de descarga e na primeira parte do condensador alcançando a temperatura de condensação. 
2) Ocorre a mudança de estado do refrigerante de vapor a liquido a temperatura permanece constante ate que todo o vapor não se liquefaz.
3) A terceira transformação acontece na última parte do condensador e continua na linha que o junta a Válvula de expansão, temos um subresfriamento do refrigerante líquido, isto é, uma redução de temperatura em relação à temperatura de condensação.

Entre para postar comentários

Social

Topo