Mantenedores

Alimentação com segurança: importante para humanos e animais

Fabricante de alimentos pet evita perda de 45 toneladas de produto graças ao gerenciamento remoto
Empresa confia na tecnologia para ter controle total das suas instalações



Que os brasileiros amam seus animais de estimação é um fato. De acordo com o IBGE, já são mais de  54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos em residências pelo país. Por isso, da mesma forma que é importante se pensar nos alimentos colocados à mesa, também é preciso garantir a qualidade do que o é servido para o "melhor amigo". A Special Dog, fabricante de alimentos para cães e gatos, com sede em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, passou a contar com o apoio da tecnologia para isso. Em 2017 a empresa implementou o gerenciamento remoto como forma de garantir o controle total das suas instalações.

 

O Sitrad, sistema desenvolvido pela Full Gauge Controls, foi o escolhido. Como já utilizavam os controladores da marca, foi preciso apenas fazer alguns ajustes na configuração dos equipamentos para obter o aproveitamento de todas suas funcionalidades. Entre os maiores benefícios desta tecnologia, o técnico em refrigeração da Special Dog, Thiago Bancatelli, destaca a possibilidade de responder com agilidade a qualquer alteração, graças aos alarmes enviados pelo software, sempre que algum parâmetro foge do que foi estabelecido. Assim, é possível evitar paradas desnecessárias na linha de produção ou até a perda de matéria-prima. "Certa vez, tínhamos 45 toneladas de produto em uma câmara fria, na qual um técnico efetuou um ajuste na temperatura sem colocar o sinal negativo, trocando de -24,4ºC para 25ºC. Ao recebermos os avisos, tivemos a possibilidade de avaliar com agilidade qual seria a melhor alternativa e corrigir o problema, evitando danos aos itens armazenados", ressalta.

 

Inicialmente, a empresa monitorava apenas a temperatura de Centros de Processamento de Dados (CPD's) e Centrais de Comando de Motores (CCM's). Posteriormente, começaram a usar os controladores da Full Gauge Controls para supervisionar a qualidade da energia fornecida ao prédio que é alimentado por placas solares. "Passamos a verificar os níveis de tensão, corrente, fator de potência e potência consumida, avaliando as informações pelo Sitrad", destaca Bancatelli. A fabricante conta ainda com o suporte da ferramenta para controlar os dados de duas câmaras frias para armazenamento de carnes e produtos, câmaras de recebimento e antecâmara, duas salas de processo, laboratórios, centros de controle e salas de reunião. Para isso, entre os modelos utilizados estão o controlador MT-530E super (nos CPD's, CCM's, salas e laboratórios), o TC-900E log (nas câmaras frias de congelados) e o MT- 512E log (em salas de processo), além dos conversores TCP-485 (na comunicação dos equipamentos). No que diz respeito ao acesso e análise dos dados fornecidos, a equipe de manutenção da empresa é a responsável, por meio do Sitrad Mobile, com o suporte de um técnico na base, do gestor de manutenção, que fica atento à qualidade da energia, do gerente de projetos e da diretoria.

Além da facilidade de resposta sempre que há alguma alteração, outro ponto positivo do sistema, destacado pela equipe da Special Dog, é que ele pode ser baixado gratuitamente (em www.sitrad.com.br), não há taxa de utilização e para obter as informações basta um dispositivo (tablet, computador ou celular) conectado à Internet. Para Bancatelli, estes fatores democratizam o uso, tornando a tecnologia algo possível para companhias de todos os tamanhos, que primam por uma operação integrada, na qual a excelência do produto final é garantida.

Entre para postar comentários

Social

Topo