Mantenedores

Ilha da Cadeia do Frio trará inovações para combater o desperdício de alimentos

Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Feira exibirá soluções em refrigeração para combater esse problema

São Paulo, setembro de 2019 - Anualmente, o Brasil descarta cerca de 40 mil toneladas de alimentos, de acordo com o setor de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil. Isso o coloca entre os dez países que mais desperdiçam comida. Entre os produtos, frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados, pois quase metade do que é colhido é jogado fora, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Entre cereais, o desperdício é de 30%. Já os pescados, carne bovina e produtos lácteos representam até 20%.

O transporte e a armazenagem corretos são apontados como fatores fundamentais para reverter esta situação. Por isso, a 21ª edição da FEBRAVA - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água, que acontece entre os dias 10 a 13 de setembro, em São Paulo, terá uma área exclusiva para o segmento, a Ilha Cadeia do Frio. O evento é organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

A Ilha Cadeia do Frio terá quase 600m2 à sua disposição - praticamente uma feira dentro feira, segundo seu coordenador, Eduardo Dória. O tema deste ano será "Cadeia da Proteína Animal", e contará com 37 participantes, um crescimento de 75% em relação ao ano passado.

"As empresas entenderam o conceito e, por isso, estão investindo para aproveitar bem o espaço nobre que a Ilha Cadeia do Frio se tornou", afirma Dória. "De todos os itens expostos, em torno de 65% estarão em funcionamento, o que deverá atrair ainda mais a atenção dos visitantes".

Alta tecnologia em produtos e serviços serão apresentados na Ilha Cadeia do Frio

A seguir, confira algumas novidades que as empresas vão expor na Ilha Cadeia do Frio.

  • Armacell: demonstrará seus produtos já aplicados aos equipamentos expostos. Quer mostrar que o ótimo resultado final no uso de isolamento térmico depende da utilização de produtos eficientes em todas as etapas do processo de produção de frio.
  • Bitzer: fornecerá o frio para uma câmara fria da São Rafael, que contará com um evaporador da Heatcraft, marca agora do portfolio da Elgin.
  • Carel: demonstrará aplicações com foco na eficiência energética das suas soluções, recentemente trazidas ao mercado sul americano.
  • Coel: estará expondo seus controladores de maneira integrada com equipamentos da Smart Chiller e da Projet.
  • CTR: mostrará um veículo, em operação, com uma unidade condensadora, equipada com compressor Tecumseh e alimentando placas eutéticas. Seu baú frigorífico de fabricação própria é destinado à distribuição de sorvetes. Os visitantes poderão experimentar bisnagas de açaí da Mil & Ross, guardados a uma temperatura de -30º C.
  • Delta Frio: demonstrará várias soluções inovadoras como um novo conceito de evaporador para refrigeração comercial, o EcoTurbo.
  • Elgin: exibirá uma unidade condensadora Flex XL, que é reconhecida no mercado por ser silenciosa, econômica, compactada e de fácil manutenção, por ter o condensador posicionado em um compartimento separado.
  • Emerson: com participação dupla na Ilha, trará sua nova divisão Cargo Solution, especializada no monitoramento da temperatura e da localização. Irá expor também um de seus compressores, aplicado a uma unidade condensadora da Embraco.
  • FATEC: mostrará um equipamento inovador, recém-desenvolvido pelos seus alunos sob a supervisão de um de seus docentes, que refrigera em minutos bebidas enlatadas.
  • Frigo King: retorna à Ilha Cadeia do Frio para anunciar que também já está atuando forte em mercado fora do Brasil. Assim nascem as multinacionais brasileiras.
  • Frigostrella: terá uma máquina produzindo gelo. Esse é o objetivo da Ilha, didaticamente mostrando como as coisas são feitas, com inovação e performance ao vivo.
  • Imperium A/C: expondo pela primeira vez na Ilha, trará muitas novidades num espaço bem moderno.
  • Jet Frio: lançará a Jetservice, uma divisão que se posiciona na retífica de compressores e montagem de equipamentos especiais. Um representante da etapa do pós-venda e manutenção na Ilha.
  • Lantery: exibirá aletados feitos sob encomenda, em uma fábrica moderna, eficiente e com alto padrão de atendimento.
  • Megacal: trará uma unidade de água gelada, que se destaca por ser compacta, eficiente e de alta capacidade operacional.
  • MG Link Truck: fabricante de carrocerias frigoríficas para transporte refrigerado fará o lançamento da marca para o mercado durante o evento. Seu baú frigorífico, construído com o que de melhor se tem no mercado e os painéis selados com cola PU reduzem em até 20% o peso final do baú. Essa tecnologia construtiva evita infiltrações e melhora a eficiência energética operacional. Tem ainda as paredes revestidas com laminados da Fibralit, sem emendas, e o revestimento externo é da Gel Coat.
  • Multivisi: a fabricante de máquinas de sorvete oferecerá uma degustação de sorvete. É uma das representantes de produtos ultra-congelados na Ilha.
  • RAC Brasil: retorna à Ilha trazendo soluções que concorrerão ao Selo Destaque Inovação.
  • Rodofrio: o mais tradicional fabricante brasileiro de equipamentos de frio para transporte. Sua linha de equipamentos é equipada com uma tecnologia inovadora, que permite alongar o intervalo entre trocas de óleo e filtros para até 600 horas ou seis meses.
  • Thermo-Iso: apostou no projeto da Ilha e participará de maneira corporativa, divulgando tudo que o Grupo Isorecort tem a oferecer para a cadeia do frio.
  • Universidade Estadual de Campinas: Representada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos, irá expor um conceito inovador e sustentável no controle da vida de prateleira dos produtos frescos, frutas, legumes e verduras, denominado FEFO - "first expire, first out".
  • Universidade Federal da Grande Dourados: a convite da organização da FEBRAVA, os docentes vão apresentar o uso da refrigeração no campo, mostrando que o armazenamento sob condições controladas de temperatura e umidade dá lucro, pois evita perdas significativas.
  • Versus do Brasil: trará seu sistema de prateleiras de aço, modular, mais moderno, flexível e confiável. Essas prateleiras recebem tratamentos anticorrosivo que proporcionam até dez anos de garantia.

Eventos simultâneos

Em sintonia com as novidades tecnológicas que serão apresentadas pelas empresas durante a FEBRAVA, ocorrerão o XVI Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), a Arena do Conhecimento (espaço destinado para palestras gratuitas com profissionais do setor durante os quatro dias de evento), o XIX Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, quando serão debatidos os temas de interesse do mercado na atual conjuntura econômica, além de Ilhas temáticas específicas para alguns setores do AVAC-R, que demonstrarão as inovações em equipamentos e sistemas aplicados, como por exemplo, a Ilha do AC Automotivo, Ilha da Sustentabilidade, entre outras.

Serviço:

FEBRAVA 2019

Data: 10 a 13 de setembro
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - São Paulo, SP

Mais informações: www.febrava.com.br

Entre para postar comentários

Social

Topo