Mantenedores

Bem Brasil reduz em torno de 30% consumo de energia

 

Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada, purê de batatas, carinhas e anéis de cebola, a Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais, com investimento inicial de R$ 50 milhões. Em fevereiro de 2017, foi inaugurada a segunda planta da Bem Brasil, localizada na cidade de Perdizes, também no Triângulo Mineiro. Atualmente, a Bem Brasil ocupa a liderança do varejo nacional no segmento de batatas pré-fritas congeladas com a produção de mais de 250 mil toneladas por ano.

Visando atender a demanda de produção, a Bem Brasil também investiu no sistema de automação para que a estabilidade do controle de temperatura das câmaras pudesse suprir toda a variação de capacidade de armazenamento das batatas estocadas, garantindo a melhor qualidade no ciclo de produção.

Anteriormente não havia um controle preciso para se manter estável a temperatura das câmaras, independente da quantidade de produto armazenado. Além disso, havia desperdício de energia quando o armazém refrigerado não estava em sua capacidade nominal. “O controle de temperatura das câmaras é essencial para a conservação das batatas nas câmaras. Se não houver um controle correto podem ocorrer vários problemas, chegando até a comprometer o processamento das batatas na fábrica”, comenta Robério Reis da Silva, supervisor de manutenção elétrica da Bem Brasil.

Para obter um melhor resultado em demandas variáveis, a fábrica de Perdizes adotou um sistema inteligente de alta performance que pudesse modular a velocidade  dos compressores, das bombas e dos ventiladores baseado na temperatura interna das câmaras, mantendo-a sempre constante. Com know-how neste tipo de solução, a Danfoss foi a escolhida pela Bem Brasil para especificar os equipamentos necessários para oferecer a melhor solução para o projeto.

A Danfoss instalou 26 conversores de frequência VLT® Midi Drive FC280 e 20 peças do VLT® AutomationDrive FC 302 no controle das câmaras e na sala de máquinas, com alta confiabilidade, qualidade e facilidade para ajustar os seus parâmetros. De acordo com Eduardo Jimenez Goes, especialista de vendas para o mercado de alimentos e bebidas na Danfoss, além de todos os recursos de ajustes e filtros já incorporados nestes equipamentos, o cliente teve uma ótima experiência em utilizar o protocolo Ethernet nos equipamentos da Danfoss.

“Sem dúvida, a Bem Brasil percebeu que foi um ponto importante no desenvolvimento do projeto de automação até entrar em operação, pois o processo foi seguro e ágil.” Além dos drives citados, a Danfoss instalou três conversores de frequência da família Vacon® 100 ED nos compressores parafusos, fornecendo a solução completa em gabinete de alto grau de proteção IP54 e com todas as proteções de acordo com os requisitos de segurança.

Com as soluções, a Bem Brasil ganhou melhor performance de controle com a estabilidade do sistema, o que permite manter um ciclo de produção com maior duração de armazenamento das batatas. A fábrica também reduziu o consumo de energia em torno de 30% por meio da aplicação dos conversores de frequência Danfoss no controle das câmaras refrigeradas.

Segundo Silva, a redução dos gastos de energia elétrica impactou diretamente o custo do produto final. “Percebemos também redução no impacto mecânico na instalação por meio da modulação feita pelos conversores de frequência da Danfoss. Com isso, é reduzido o desgaste em compressores, bombas e ventiladores, e, consequentemente, aumenta a vida útil de todos os equipamentos que estão no sistema. Indiretamente teremos redução dos custos de manutenções durante o ciclo produtivo das próximas safras”, finaliza supervisor de manutenção elétrica da Bem Brasil.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Entre para postar comentários

Social

Topo