Mantenedores

Caso de Sucesso: EATON

Histórico

Presente entre as principais empresas do mundo, a Eaton produz sistemas hidráulicos, equipamentos e peças para a indústria aeronáutica, componentes elétricos e sistemas de distribuição de energia, além de diversos produtos para motores automotivos e filtração industrial. Saiba mais em www.eaton.com.

Como uma grande empresa, a Eaton conta com um time de profissionais atualizados em relação a novas tecnologias e, acima de tudo, procura aliar o avanço tecnológico à sustentabilidade ambiental.

Substituição do R-22 pelo ISCEONTM M059

Um exemplo dessa filosofia está na ação do Planejador de Facilidades da empresa, Douglas Rabelo Nascimento, 22 anos. Ele e a equipe do departamento lideraram uma operação de Retrofit, para substituir o fluído refrigerante R-22 (HCFC-22) pelo ISCEONTM M059, este inofensivo à camada de ozônio. A operação foi parte de um projeto interno da Eaton chamado TR-BIO: Temperatura Refrigerada Biologicamente Correta. "Tudo começou quando contatamos a DuPont para tirar dúvidas técnicas sobre CFCs e HCFCs", comenta Douglas. "Procurávamos identificar produtos inofensivos à camada de ozônio e recebemos todo aopoio neste sentido".

A primeira experiência de Retrofit empreendida por Douglas e sua equipe ocorreu num equipamento ar condicionado de janela (ACJ) marca Springer Carrier, modelo XCL 185 D. O próprio Douglas relata o sucesso da experiência:

"Obtivemos economia de energia da ordem de 110%. Visivelmente, o equipamento também apresentou melhora em seu rendimento e a carga de ISCEONTM M059 utilizada foi 7% inferior à anterior, de R-22. Para nós, também está claro que a operação aumenta a vida útil do compressor", destava Douglas.

Segundo Douglas, a operação foi simples, durou cerca de 4 horas e contou com a supervisão do consultor da DuPont, Amaral Gurgel. "A partir dessa experiência bem sucedida, nosso objetivo agora é o de realizar o Retrofit em 200 equipamentos de ar instalados em nossa unidade de Valinhos. Para isso, já contamos com apoio da direção da empresa", conclui Douglas.

Ficha Técnica

Empresa: Eaton - www.eaton.com.br;
Responsável: Douglas Rabelo Nascimento, 22 anos, Planejador de Facilidades; 
Equipamento: ACJ Springer Carrier XCL 185D;
Operação: Retrofit ISCEONTM M059, em substituição ao R-22;
Lubrificante original: óleo mineral
Carga original: 1.100g.

Principais resultados

Economia de energia da ordem de 11%;
Melhora no rendimento/performance do equipamento;
Carga de ISCEONTM 7% inferior à de R-22;
Pronlongamento da vida útil do compressor.

 

   R-22 ISCEONTM M059 
Temperatura do Ambiente Externo   26,4oC  28,2oC
 Pressão de Descarga  258 psi  245 psi
 Pressão de Sucção  61 psi  48 psi
 Temperatura de Descarga  56,8oC  48,5oC
 Temperatura de Insuflamento  13,8oC 10o
 Superaquecimento Total  36,7 K 40,5 K 
 Corrente Elétrica do Compressor  7,6 Â  6,8 Â
 Carga de Fluido Refrigerante  1,100 Kg  1,020 Kg

 

Entre para postar comentários

Social

Topo