Mantenedores

Chocolates Garoto: Ajuda na redução do impacto ambiental

Com sede no Espírito Santo, Brasil, a Chocolates Garoto S/A, membro da família Nestlé de empresas alimentícias desde 2002, vem crescendo consistentemente nas últimas oito décadas, tornando-se um dos três maiores fabricantes de chocolate no hemisfério sul.

A razão do incrível sucesso da Chocolates Garoto pode ser atribuída ao seu forte compromisso em aprimorar-se continuamente por meio de significativos investimentos em tecnologia e adoção de novas políticas de negócios.

Objetivando o futuro, a liderança da Chocolates Garoto está sempre procurando por formas de aprimoramento, buscando, não só atuar em ações de responsabilidade social, mas também procurando reduzir o impacto ambiental de suas ações.

Substituição do R-12 peloISCEON™MO49
A mais antiga das duas plantas de produção no complexo industrial da Chocolates Garoto localizado em Vila Velha ainda estava funcionando com o R-12, um refrigerante prejudicial à camada de ozônio. Preocupada com o impacto ambiental negativo da contínua utilização desse fluido refrigerante, a equipe da Chocolates Garoto buscou uma solução para a substituição deste produto.

Eles optaram pelo ISCEON™MO49 (R-413A), da DuPont.

Este fluido refrigerante é de fácil utilização e sem potencial de degradação da camada de ozônio, utilizado na substituição do R-12 e blends que contêm HCFC, em aplicações de refrigeração de expansão direta, em sistemas de média temperatura.

O Retrofit® foi feito em um túnel de refrigeração. O sistema possui um compressor Bitzer com carga de 21 kg de R-12.O lubrificante é o óleo mineral (MO).

Ficha Técnica
A equipe de manutenção da Chocolates Garoto executou o Retrofit® com o suporte técnico do Amaral Gurgel, um Consultor Técnico da DuPont..

A velocidade e a facilidade desse procedimento devem-se ao fato de que o ISCEON™MO49 (R-413A) permite a utilização contínua dos equipamentos já existentes, além da compatibilidade com o óleo mineral (MO). Dessa forma, durante o Retrofit®, não foi necessárias nenhuma alteração nos equipamentos, nem a troca do lubrificante. Isso poupou uma quantia significativa de tempo e dinheiro.

É importante observar que cargas menores de ISCEON™MO49 (R-413A) foram utilizadas para substituir o R-12, com o compressor demandando apenas 18 kg em vez de 21 kg.

Principais resultados:
Com o Retrofit® do ISCEON™MO49 (R-413A), a Chocolates Garoto pôde atender à sua meta de responsabilidade ambiental. Atingiu outros benefícios: comparando-se os dados de performance coletados antes e após o Retrofit®, é fácil perceber que, com o ISCEON™MO49 (R-413A), o compressor operou sob uma temperatura de descarga menor – 57.5ºC vs. 62.5°C com o R-12. Esse benefício poderá prolongar a vida útil do compressor.

A temperatura da água / ar na serpentina fora do evaporador também foi menor após o Retrofit® do sistema para o ISCEON™MO49 (R-413A) – 6.5°C vs. 10.5°C com R-12. Isso significa que o compressor trabalhará menos com o ISCEON™MO49 (R-413A) para alcançar condições operacionais iguais ou melhores em comparação ao R-12.

Retrofit® = Conversão de equipamentos que contém CFCs ou HCFCs para operar com novos fluidos refrigerantes que não degradam a camada de ozônio.

 

 

R-12

ISCEON™MO49

Temperatura do Ambiente Externo

23 °C

23 °C

Pressão de Descarga

125 psig

145 psig

Pressão de Sucção

21 psig

19 psig

Temperatura de Descarga

62,5 °C 57,5 °C

Temperatura da Linha de Líquido

32 °C

31 °C

Temperatura de Sucção

4,1 °C

1,7 °C

Superaquecimento Total

10,8 K

10,7 K

Sub-Resfriamento

8 K

7 K

Temperatura Interna no Túnel

10,5 °C

6,5 °C

Carga de Fluido Refrigerante

21 Kg 18 Kg

www.refrigerants.dupont.com 

www.fluidosrefrigerantes.br.dupont.com 

www.fluidosrefrigerantes.mx.dupont.com 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DuPont do Brasil S.A.
Alameda Itapecuru, 506 CEP: 06454-080 - Alphaville - Barueri - SP

 


Copyright © 2008 DuPont ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. O Logo DuPont Oval, DuPont, The Miracles of Science™ e ISCEON ,são marcas requeridas ou registradas da E. I. Du Pont de Nemours and Company ou suas afiliadas.

 The miracles of science™

Entre para postar comentários

Social

Topo