Mantenedores

Efeito Estufa – Aquecimento Global

 A radiação solar atravessa a atmosfera e aquece a superfície da terra. Os gases de efeito estufa, como o Dióxido de Carbono (CO2 e outros), estão na atmosfera e evitam que o calor escape para o espaço. Podemos dizer que este é um fenômeno natural, porém os seres humanos, através de suas atividades, estão aumentando a intensidade deste fenômeno.

O volume de CO2 e outros gases da atmosfera gerados pela natureza é suficiente para manter a temperatura adequada a vida, que em média é 16oC.

Segundo o relatório mais atual do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), que reúne mais de 2000 cientistas de mais de 100 países, a média global da temperatura aumentou 0,7oC. Apesar de parecer pouco, estamos falando de uma média, ou seja, existem outros países nos quais o aumento efetivo foi superior a este número.

Nosso grande desafio deste século é frear o aquecimento global, que já esta provocando alterações no clima do planeta, educar as novas gerações e conscientizá-las sobre a importância da sustentabilidade no mundo.

Paulo Neulaender
 

Entre para postar comentários

Social

Topo