Com o passar dos anos, os processos da manutenção evoluíram e hoje diversos setores já estão convencidos de que a manutenção é uma prática importante, é um suporte fundamental para atingirmos os objetivos estratégicos da empresa e mais, é lucrativa. Com a coleta de informações e uma boa programação conseguimos prever e antecipar aos problemas, tornando possível alguns ganhos que são fundamentais para a lucratividade da empresa, pois a manutenção permite:
- Programar e cumprir os prazos programados; (menor estoque)
- Oferecer produtos de um mesmo padrão; (melhor qualidade)
- Manter o cliente atual; (fidelidade)
- Conquistar novos clientes; (competitividade)
- Diminuir custos de produção e armazenagem (redução de custo 1);
- Reduzir as perdas de matéria-prima e produtos (redução de custo 2);
- Reduzir despesas com componentes e mão de obra (redução de custos 3);
- Reduzir a perda de fluido refrigerante (redução de custos 4);
- Reduzir o consumo energético, (redução de custos 5)
- Aumentar a vida útil de equipamentos e sistemas (redução de custos 6);
- Preservar o meio ambiente (responsabilidade ambiental).
- Melhorar a imagem com o cliente (governança corporativa).
Uma boa manutenção significa manter um equipamento ou sistema operando o mais próximo possível da condição à qual ele foi concebido e fabricado. Para isto, alguns conceitos devem ser observados:
Operação:
A operação de um sistema seja de refrigeração, ar condicionado ou ventilação, é fundamental para a preservação de seus componentes.
UMA BOA OPERAÇÃO NECESSITA:
- Capacitação técnica do operador;
- Conhecimento e familiaridade com o sistema;
- Acesso ao manual do fabricante;
- Observar dia a dia os sinais do equipamento (ruído, vibrações, alarmes, etc.), registrando todas as ocorrências;
- Entender e integrar-se às necessidades do cliente, seja para conforto ou atendendo a produção, e propondo eventuais adequações, visando uma economia energética;
- Entender que a operação é o elo entre consumidor, equipamento e manutenções corretivas.