Mantenedores

   
Home Retrofit
Retrofit PDF Imprimir E-mail

Atualizado em 04/01/2010

Substituição dos Fluidos Refigerantes pontos importantes a serem avaliados:

  • O que e o Retrofit ? Hoje e a maneira mais pratica e econômica de substituir os fluidos refrigerantes do tipo R12 e R22 utilizados amplamente no mercado;
  •  Subtituição dos equipamentos existentes / avaliação das necessidades: 
                            - 0 a 10 anos – Conversão / Retrofit®;
                            - 10 a 20 anos – Conversão / Retrofit® / Substituir;
                            - 20 a 30 anos - Substituir;
  • O custo do refrigerante;
  • Disponibilidade;
  • Facilidade da aplicação;
  • Eficiência energética real;
  • Ambientalmente aceitável;
  • Tecnologias limpas;
  • HFCs com potencial de efeito estufa extremamente baixo (estudos)O que e o Retrofit ?Hoje e a maneira mais pratica e econômica de substituir os fluidos refrigerantes do tipo R12 e R22 utilizados amplamente no mercado.

Paulo Neulaender

 

 


Atualizado em 23/10/2009

Clique aqui para abrir o boletim "DuPont ISCEON MO29 CRODA"


Atualizado em 16/07/2009

Guia

Guia


Atualizado em 12/09/2008

Histórico

Fundada no Brasil em 1901 com uma única fábrica de pregos, o Grupo Gerdau cresceu até tornar-se o décimo quarto maior fabricante de aço do mundo e o maior produtor de aço longo nas Américas. Hoje, o Grupo Gerdau possui 234 unidades comerciais e industriais, atuando no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, México, República Dominicana, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Índia. Com capacidade instalada de 20.2 milhões de toneladas métricas de aço por ano e mais de 33.000 funcionários, o Grupo Gerdau é um importante fornecedor de aço para a construção civil, aplicações industriais e agrícolas em todo o mundo. A administração do Grupo Gerdau reconhece o importante papel que a empresa desempenha nas comunidades onde atua, bem como o possível impacto ambiental de suas operações.

Substituição do R-22 pelo ISCEONTM M059


Susbtituição do HCFC 22 pelo ISCEONTMMO59 em sistemas
de refrigeração comercial, com temperatura média e sistemas de
condicionamento de ar de expansão direta.

Os escritórios da unidade de Cotia do Grupo Gerdau, São Paulo, Brasil, operavam com o R-22, um refrigerante prejudicial à camada de ozônio. Essa unidade, a qual foi a primeira a receber o Retrofit®, possui um sistema Carrier com um compressor de 60.000 Btu/hora.

Utiliza óleo mineral (MO) como lubrificante e possui uma dimensão de carga de 8 kg do R-22. Após avaliar as opções disponíveis, a equipe de administração optou pelo ISCEON™MO59 (R-417A), produto da DuPont.

O ISCEON™MO59 (R-417A) é um fluído refrigerante de Retrofit® de fácil utilização e sem potencial de degradação da camada de ozônio.

Ele é utilizado na substituição do R-22, em sistemas de refrigeração comercial com temperatura média e em sistemas de condicionamento de ar de expansão direta.

Ficha Técnica

A equipe de manutenção do Grupo Gerdau realizou o procedimento de Retrofit® com o suporte técnico do Amaral Gurgel, da DuPont.

A facilidade do ISCEON™MO59 (R-417A) permite a continuidade do uso dos equipamentos já existentes, além da compatibilidade com o óleo mineral (MO). Desta forma, durante o Retrofit® não foi necessária nenhuma alteração nos equipamentos, nem a troca do lubrificante. Isso poupou uma significativa quantia de tempo e dinheiro, uma vez que o Retrofit® é simples e de baixo custo. Também é importante observar que foi empregada uma carga menor de ISCEON™MO59 (R-417A) para substituir o R-22, com o compressor requerendo somente 7,1 kg em vez de 8 kg.

Principais Resultados

Além das facilidades já citadas, com o Retrofit® ocorrem também benefícios de desempenho no curto e longo prazo. Por exemplo, com o ISCEON™MO59 (R-417A) o compressor trabalha a uma temperatura e pressão de descarga significantemente menores em comparação ao R-22, resultando em melhor desempenho de refrigeração e provavelmente prolonganfo a vida útil dos compressores.

Além disso, houve uma redução no consumo de energia em sistemas similares, propiciando potencial de economia de energia nessa unidade.

A equipe de administração do Grupo Retrofit® ficou muito satisfeita com a facilidade do Retrofit® e os resultados de performance positivos demonstrados.

Com base nessa experiência a equipe prosseguirá com planos para o Retrofit® dos sistemas que funcionam com o R-22, mudando-os para ISCEON™MO59 (R-417A).

Retrofit® = Conversão de equipamentos que contém CFCs ou HCFCs para operar com novos fluídos refrigerantes que não degradam a camada de ozônio.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Mc Donald’s
Data: 30/05/2007
Local: São Paulo - SP
Equipamento: Câmara de Congelados Compressor: Bitzer
Fluido Original: R-22
Carga Original:
Dados de Operação:

 

Câmara de Congelados

Câmara de Congelados

Modelo do Compressor

Bitzer 2U3.2

Bitzer 2U3.2

Fluido Utilizado

R-22

ISCEONTMMO79

Quantidade de Fluido

4,870 Kg*

10,000 Kg

Pressão de Sucção

6 psi

16 psi

Pressão de Descarga

125 psi

170 psi

Temperatura de Descarga

68,5 ºC

51,0 ºC

Temperatura de Condensação

21,0 ºC

25,0 ºC

Temperatura de Evaporação

-33,3 ºC

-28,0 ºC

Superaquecimento

45,8 K

27,0 K

Sub-resfriamento

2,6 K

2,0 ºC

Temperatura da Câmara

-23,0 ºC

-23,0 ºC

Temperatura do Ambiente

12,5 ºC

13,5 ºC

Corrente Elétrica do Compressor

10,3/11,88/10,57 Å

10,9/12,8/10,5 Å

* O sistema da câmara de congelados apresentava muitas bolhas no visor de líquido, indicando falta de fluido refrigerante.

----------------------------------------------------------------------------------------------

 Hoje no mercado podemos fazer o chamado Retrofit, ou seja, podemos substituir um fluído CFC ou HCFCS, por misturas a base de HCFCS ou HFCS.

Este procedimento tem sido amplamente adotado por indústrias e também em larga escala no setor doméstico.

Hoje o mercado possui toda a logística para atender a substituição dos fluidos.

Podemos dizer que o retrofit é a tecnologia de adequação de um equipamento de refrigeração ou ar condicionado, originalmente projetado para a utlização de um CFC, para um fluído refrigerante ecologicamente correto, com custos mínimos e operacionalmente aceitáveis.

Quando optamos por esta nova tecnologia estamos cada vez mais próximos de atendermos as legislações vigentes, preservar o meio ambiente e reduzir custos de manutenção e energia.

É sempre importante verificarmos antes de tomar a decisão de realizar um retrofit no sistema, se o período de funcionamento do equipamento justifica sua conversão, disponibilidade do produto, o custo X benefício, o atendimento do fabricante do fluído refrigerante, etc; abaixo segue uma tabela de avalição para critérios de decisão se devemos realizar o retrofit por simplesmente uma questão ambiental ou no momento da manutenção mantendo assim um menor custo de execução.

 

0 a 10 anosConservação / Retrofit
10 a 20 anosConservação / Retrofit / Substituir
20 a 30 anosSubstituir

Quais são as vantagens do do retrofit

  1. Pode ser planejado
  2. Adequa-se aos seus recursos financeiros
  3. Pode ser feito em etapas
  4. Reduz o consumo de energia
  5. Reduz custos operacionais
  6. Reduz custos de manutenção
  7. Adecua-se a legislação

Critérios para a escolha do refrigerante alternativo

  1. Temperatura de Evaporação
  2. Temperatura de Descarga
  3. Tipo de Compressor
  4. Custo do sistema e não do Refrigerante
  5. Compatibilidade com o filtro secador
  6. Compatibilidade com o Isolamento elétrico do motor
  7. Miscibilidade do óleo com refrigerante alternativo.

Como Realizar o Retrofit
Segue abaixo um fluxograma básico para a substituição dos fluídos refrigerantes, é importante ressaltar que na dúvida deste procedimento, consulte sempre o fabricante do equipamento e/ou dos componentes.